Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

O PPGHis tem realizado atividades de solidariedade voltadas para o atendimento de regiões menos desenvolvidas do Espírito Santo. Neste sentido diversos professores se engajaram em projetos para a melhoria dos níveis educacionais dos professores do interior e em projetos de conscientização relacionados ao meio ambiente.
Projetos de melhoria dos níveis educacionais dos professores no ES com a participação de professores do PPGHis
- Curso de aperfeiçoamento Educação para as Relações Étnico-Raciais, modalidade EAD, ofertado pela Ufes e pela UAB. A primeira edição do curso foi finalizada em 2012 e no mesmo ano a reoferta foi aprovada. Em 2013, o curso atenderá mais de 400 professores da educação básica da rede pública de ensino do ES. Coordenação do curso: Adriana Pereira Campos
- Curso de especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, ofertado pela Ufes e pela UAB, finalizado em 2012 e, no mesmo ano, aprovada a reoferta. O curso oferecerá cerca 600 vagas no estado do Espírito Santo, e é dirigido aos portadores de diplomas de nível superior em qualquer área do conhecimento que desejam dominar os fundamentos teóricos e práticos relativos à Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça. Parceiros: Ministério da Educação; Secretaria de Políticas para as Mulheres; Secretaria de Promoção da Igualdade Racial; Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem); Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) e Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM). Coordenação do Curso: Maria Beatriz Nader
- Curso de Especialização Presencial em História afro-brasileira. Coordenação: Profa. Dra. Adriana Pereira Campos. Curso finalizado em 2012.
- Curso de Formação de Professores de História sem graduação plena vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR-MEC – e ao Sistema Universidade Aberta do Brasil, será oferecido na modalidade à distância, através do Núcleo de Educação Aberta à Distância NE@AD-UFES. O curso é destinado, prioritariamente, aos professores da rede estadual e municipal de ensino no Espírito Santo, portadores de diplomas de curso superior, mas sem a licenciatura em História. O projeto aprovado em 2011,entrou no sistema em 2012 e deverá ser implementado em 2013. O projeto prevê a oferta de 300 vagas, que serão oferecidas nos polos municipais já credenciados por esta universidade. O curso está previsto para ser concluído de 3 anos e meio a 7 anos no máximo, podendo ser realizado em até 3 anos e perfaz um total de 3.020 horas.

Projetos e atividades relacionados com a preservação do meio ambiente e das tradições culturais do Espírito Santo com a participação de professores do PPGHis
- Participação no Conselho Administrativo da Associação Amigos do Piraquê-açu (AMIP), entidade ambientalista que trabalha há 12 anos pela conservação dos ambientes costeiros e marinhos do litoral norte do Espírito Santo, atuando na representação dos interesses de conservação ambiental das comunidades do entorno do distrito de Santa Cruz e na participação em assuntos de natureza técnica e política junto a órgãos públicos e privados. Esta entidade, sediada em Santa Cruz, município de Aracruz-ES, desenvolve também o Projeto Arco-Íris (voluntariado) de capacitação em educação ambiental e geração de renda com mães e crianças de famílias de comunidades em situação de pobreza extrema e risco social (capacitação em cursos de artesanato, música e capoeira) na região de Santa Cruz. O professor do PPGHIS Luiz Cláudio Moisés Ribeiro é o presidente do Conselho Administrativo.
- Participação no Conselho Regional do Meio Ambiente III do Espírito Santo. O CONREMA III abrange representação dos municípios de Aracruz, Linhares, Ibiraçu, Fundão, Águia Branca, Sooretama, Jaguaré, Rio Bananal, Vila Valério, São Domingos do Norte, Marilândia, João Neiva. O CONREMA III compõe o Sistema Estadual de Meio Ambiente e analisa processos de licenciamento ambiental de projetos industriais, resíduos líquidos e sólidos e a politica de meio ambiente dos municípios componentes. O professor do PPGHIS Luiz Cláudio Moisés Ribeiro é conselheiro-titular no CONREMA III e representa a sociedade civil organizada através da Associação Amigos do Piraquê-açu.
- Participação na Comissão de Acompanhamento do Licenciamento Ambiental do Estaleiro Jurong-Aracruz. Esta Comissão é formada exclusivamente para debater e dar pareceres sobre o cumprimento de condicionantes ambientais e sociais relacionadas à implantação do projeto de implantação do Estaleiro Jurong no município de Aracruz. É composto por diversos setores sociais e governamentais da região de Aracruz-ES. O professor do PPGHIS Luiz Cláudio Moisés Ribeiro é representante da sociedade civil.
- Participação no Conselho Consultivo das Unidades de Conservação da Natureza APA Costa das Algas e do Refúgio de Vida Silvestre de Santa Cruz (Portaria n. 117, de 22/11/2010 do ICM-Bio, publicada no DOU em 23/11/2010), que são áreas de proteção ambiental marinhas localizadas no litoral norte do Espírito Santo. As Unidades foram criadas por decreto presidencial de 17 de junho de 2010 e se encontram em fase de implantação. O Conselho tem caráter consultivo e se destina a apreciar matérias relacionadas à gestão das Unidades pelo ICM-Bio. O professor do PPGHIS Luiz Cláudio Moisés Ribeiro é conselheiro-titular.
- Projeto de extensão Um Olhar Brasileiro sobre o Rio Sena, que visa desenvolver atividades extensionistas relativas à mobilização pela conservação dos recursos hídricos do E. Santo e intercâmbio com a Agência de Bacia do Sena-Normandie. O professor do PPGHIS Luiz Cláudio Moisés Ribeiro é membro participante.
- Participação na Comissão Espírito-santense de Folclore. A entidade foi criada em 1947, e é reconhecida nacionalmente por seu trabalho em favor da defesa, divulgação do conhecimento e valorização das comunidades portadoras de manifestações culturais tradicionais do Espírito Santo. O professor do PPGHIS Luiz Cláudio Moisés Ribeiro é membro participante.
- Organização arquivística de Documentos de Bertolo Malacarne para a constituição de uma coleção de documentos privados sediada no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (www.ape.es.gov.br)

Nucleação:

O PPGHIS através de seus docentes e discentes formados tem desempenhado papel de destaque em grupos de pesquisa ativos e instituições de ensino de graduação e pós-graduação e órgãos representativos dos historiadores.
- Adriana Pereira Campos – membro do Centro de Estudos do Oitocentos, sediado na UFF/UFRJ;
- Antonio Carlos Amador Gil – Segundo secretário da ANPHLAC (2010-2012); Membro do Convênio IEA/USP e El Colegio de Mexico com a coordenação de Maria Lígia Coelho Prado e Guillermo Palacios; Membro do Grupo de Pesquisa GT Nacional de História Política.
- Cleonara Maria Schwartz – Professora do Programa de pós-graduação em Educação da UFES. Coordenadora do Projeto de Extensão Permanente intitulado Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (LAGEBES). este projeto é responsável por ações voltadas para formação de gestores da educação básica e professores dessa modalidade de ensino. Oferece cursos, mini-cursos e palestras ao longo do ano. Conta ainda com grupos de pesquisa que envolvem mestrandos e doutorandos na constituição de grupos de estudos em outras instituições.
- Fábio Muruci dos Santos - Membro do GT Ensino de História da América e Fontes da ANPHLAC.
- Gilvan Ventura da Silva – Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes; Membro do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (Leir), sob coordenação do Prof. Dr. Norberto Luiz Guarinello (USP); Membro do Grupo de Pesquisa "Arqueologia Histórica", sob coordenação dos Professores Doutores Pedro Paulo Abreu Funari (Unicamp) e André Leonardo Chevitarese (UFRJ); Membro do Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED) da UFPR; Membro do Centre Libanios da Université Paul Valéry - Montpellier
- Júlio Cesar Bentivoglio - Colaborador do Laboratório de Teoria da História e História da Historiografia (USP); Pesquisador do Núcleo de Teoria e História da Historiografia (PUC-RS) e do Grupo Teoria, Metodologia e Interpretações na História da Historiografia do Brasil (UEMS); membro do Centro de Estudos do Oitocentos.
- Juçara Luzia Leite – - Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES; Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Ideias, cultura e política na formação da nacionalidade brasileira. Coordenação: Profa. Dra. Lucia Maria Paschoal Guimarães; Membro do GT de Ensino de História da ANPUH, coordenado por Élison Pain; Membro da Diretoria da Anpuh biênio jul 2009 a jul de 2011; Investigadora Colaboradora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (CLEPUL) desde 2004.
- Lana Lage da Gama Lima- Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF;
- Luiz Cláudio Moisés Ribeiro – Membro do Grupo de Pesquisa: "O Brasil e o mundo Atlântico: portos, negócios e cidades" (UERJ/RJ).
- Maria Beatriz Nader – Membro do GT de História de Gênero da Anpuh, coordenado por Joana Maria Pedro; Membro efetivo do GT Gênero da ABEP coordenado Kátia Pirotta; Membro efetivo do GT de População e Pobreza da ABEP; Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Estudos de Gênero da USP.
- Márcia Barros Ferreira Rodrigues - -Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Ufes; Colaboradora do LCP – laboratório Cidade e Poder da UFF.
- Maria Cristina Dadalto – Professora do curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública/Ufes.
- Maria da Penha Smarzaro Siqueira - Pesquisadora Associada da Universidade Nova de Lisboa.
- Michael Alain Soubbotnik – Professor da Université Paris-Est Marne-la-Vallée; Membro do Laboratório LITTEFORM (Littératures et savoir des formes) - Université Paris Est; Membro do conselho executivo do laboratório LISAA (Littérature, Savoirs et Arts) da Universidade Paris-Est.
- Sebastião Pimentel Franco - Membro do Grupo de Pesquisa "Cultura e Gênero", vinculado ao CNPq e liderado pelas professoras Lídia Maria Viannas Possas (UNESP/Marília) e Rachel Soihet (UFF); Membro do Grupo de Estudos sobre História e Educação no Brasil, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes, sob coordenação da Profa. Regina Helena Silva Simões.
- Sergio Alberto Feldman – Membro do Laboratório de Estudos do Império Romano, coordenado pelo prof. Norberto Luiz Guarinello (USP); Membro do Grupo de Pesquisa "Poder e Sociedade na Península Ibérica tardo-antiga e Medieval" vinculado ao CNPq e sob a liderança do prof. Renan Frighetto (UFPR); Membro do Núcleo de Estudos de Crimes, Pecados e Monstruosidades da Pós em Literatura da UFMG.
- Thiago Lima Nicodemo – Participa do Grupo de Pesquisa História e identidade em São Paulo: a criação de uma identidade de inclusão e a produção historiográfica paulista - século XVIII-XXI coordenado por Raquel Glezer.

Visibilidade:

A página do PPGHIS, implantada em 2011, segue as determinações da Ufes de padronização das páginas institucionais e atende aos requisitos sugeridos pela Capes, fornecendo ao público interno (docentes, alunos e funcionários) e externo informações e procedimentos detalhados relativos aos Cursos de Mestrado e de Doutorado, incluindo a maioria das informações do Coleta/CAPES.
Na página do PPGHis/Ufes (http://www.historia.ufes.br) são divulgados o histórico do curso, suas linhas de pesquisa, o corpo docente, a secretaria e o corpo discente. Os dados do corpo discente de cada turma estão disponíveis e podem ser consultados os títulos dos projetos em andamento, os orientadores, e os e –mails de contato. Também disponibilizamos: todas as dissertações defendidas e aprovadas (Biblioteca Digital do PPGHis); o regimento do PPGHis; os documentos do curso; os formulários necessários; as disciplinas; os laboratórios de pesquisa; todos os itens referentes ao processo seletivo como editais atuais e anteriores, resultados, provas anteriores, etc. Além disso, na nova página do PPGHis podem ser encontrados: todos os números das revistas do PPGHis, Revista Dimensões e Revista Ágora; os projetos de pesquisa dos professores; as publicações do corpo docente e discente que, estando em domínio público, podem ser consultadas na internet; os eventos realizados e eventos futuros; as bibliotecas usadas pela área no campus, as defesas do programa e diversas informações adicionais.

Ademais, todos os laboratórios do PPGHis, a partir do final de 2011, disponibilizam páginas eletrônicas
Núcleo de Pesquisa e Informação Histórica (NPIH) - http://npih.ufes.br/
Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência (LEGPV) - http://legpv.ufes.br/
Laboratório de Estudos de História Política e das Ideias (Lehpi) - http://lehpi.ufes.br/
Laboratório de Estudos do Império Romano (Leir/Ufes) - http://leir.ufes.br/
Laboratório de História, Poder e Cotidiano (LHPL) - http://lhpc.ufes.br/
Laboratório de História das Relações Políticas Institucionais (LHRPI) - http://lhrpi.ufes.br/
Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias (NEI) - http://nei.ufes.br/

Paralelamente à página eletrônica do Programa gerida pelo PPGHis, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação administra o portal da Pós-Graduação. Neste portal estão disponibilizados os dados do Sistema Acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação SAPPG-PRPPG. O portal é alimentado pelo coordenador e pela secretária do Programa. Nele são registradas as matrículas, a oferta de disciplinas, o registro das defesas, etc. Através do Portal, a secretaria pode emitir Históricos Escolares, Atas de Defesa, etc. A parte pública do Portal disponível no endereço http://portais.ufes.br/prppg/ oferece a toda a comunidade as informações referentes aos cursos de Pós-Graduação Stricto-Sensu da UFES. Notícias de defesas, linhas de pesquisa dos Programas, informações sobre os coordenadores, relatório das dissertações defendidas, os projetos de pesquisa dos professores cadastrados, o corpo docente, as disciplinas dos cursos e a oferta do semestre em andamento.

Transparência Pública
Acesso à informação

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