Integração com a graduação

Em primeiro lugar, convém observar que de acordo com o Art. 51. do Regulamento Geral da Pós-graduação da Universidade (RESOLUÇÃO Nº 11/2010 – Cepe/Ufes), todos os docentes do quadro da Ufes que atuam em Programas de Pós-graduação devem também participar do ensino de graduação ministrando aulas em disciplinas sob a responsabilidade do Departamento onde estiver lotado.

A atuação dos docentes na graduação e na pós-graduação tem sido uma prática que tem beneficiado bastante ambos os níveis de ensino. A integração com a graduação também tem se manifestado com a crescente participação de alunos de graduação nos eventos promovidos pelo PPGHis e pelos seus professores. No ano de 2011 foram promovidos os eventos: III Congresso Internacional UFES/ Université Paris-Est/ Universidade do Minho - XVIII Simpósio de História da Ufes "Territórios, poderes, identidades" - 7 a 10 de novembro de 2011; a I Jornada Ufes Fluxos Migratórios e Identidades: uma agenda de pesquisa - 2, 3 e 4 de agosto de 2011; o VI Fórum de Debates Povos e Culturas nas Américas - Etapa Vitória Cidades em Debate: Economia, Meio Ambiente e Etnicidade - 6 e 7 de junho de 2011; a I Oficina de Gênero e Violência – 6 a 8 de dezembro de 2011; o Colóquio Historiografia e consciência histórica ocidental – 19 e 20 de outubro de 2011 e o II Encontro do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (Leir/Ufes) Formas e imagens da exclusão social no Império Romano – 30 e 31 de março. Houve também a conferência "A Identidade Europeia na Era Pós-Colonial" com a profa. Dra. Luisa Passerini - Universitá di Torino (UNITO) ocorrida em 15 de agosto de 2011; a visita do Vice Consul dos Estados Unidos, Kevin Wilson, no dia 12 de maio de 2011, que proferiu palestra para os mestrandos a respeito de Martin Luther King e a Luta por Direitos Civis dos Afroamericanos nos Estados Unidos e a visita do Consul e Diretor do Setor de Diplomacia Pública do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro Mark Pannell, que proferiu a palestra A Trajetória dos Direitos Civis nos Estados Unidos: de Martin Luther King a Barack Obama, no dia 21 de junho de 2011. Todos estes eventos tiveram a grande participação de alunos de graduação.

Além disso, diversos professores têm mantido reuniões de seus grupos de estudo com alunos de graduação, como, por exemplo, o grupo de estudos Encontros Historiográficos liderado pelo prof. Dr. Julio Cesar Bentivoglio e que debate a historiografia alemã e o grupo de estudos do Lehpi Identidade nacional e Identidades Étnicas liderado pelo prof. Dr. Antonio Carlos Amador Gil que debate questões teóricas sobre as identidades étnicas. Os professores têm participado também de reuniões do Clube do Livro promovidas pelo Centro Acadêmico de História.

Os docentes do PPGHis têm se distinguido na orientação de alunos de Iniciação Científica. Ao lado do PIBIC propriamente dito, que conta com a concessão de bolsas financiadas pelo CNPq, PRPPG/Ufes, Fapes e Petrobrás, há ainda um Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC) para os candidatos que, embora compondo a demanda qualificada, não foram contemplados com as bolsas pecuniárias, em face da limitação dos recursos. Assim, esses estudantes participam do Programa Institucional de Iniciação Científica, gerenciado pela PRPPG, e recebem como contrapartida uma bolsa integral para estudo de idiomas no Centro de Línguas da Ufes. No caso específico do Departamento de História, a conjugação PIBIC/PIVIC tem possibilitado aos professores orientar equipes ampliadas de Iniciação Científica com chancela institucional, o que otimiza o trabalho do docente-pesquisador e lhe permite capacitar um contingente maior de interessados no futuro ingresso no Mestrado. Em julho de 2011 foram concluídos, 32 projetos de iniciação científica e em agosto de 2011, iniciaram-se 45 projetos de iniciação científica. Um desdobramento importante do investimento feito na Iniciação Científica é o aumento considerável da participação destes alunos em conclaves nacionais e o aumento do número de ex-bolsistas de iniciação científica entre os aprovados no processo seletivo do PPGHis. Os alunos oriundos do Programa de Iniciação Científica têm, assim, a oportunidade de dar prosseguimento à formação intelectual iniciada na Graduação com excelentes resultados a médio prazo.

Orientações de Iniciação Científica concluídas em julho de 2012
1) ABNER MADEIRA WOTKOSKY.Subprojeto. A nazificação dos mitos germânicos. Orientador:Geraldo Antonio Soares.
2) ALEX SILVA FERRARI. Subprojeto: Desemprego masculino e a sua relação com a violência contra a mulher. Vitória (ES)- 2010. Orientador: Maria Beatriz Nader.
3) AMANDA FRAGA SILVA Subprojeto: Utlização de drogas e seus efeitos nos casos de violência contra a mulher, em Vitória (ES) em 2008. Orientador: Maria Beatriz Nader.
4) ANNA KAROLINE DA SILVA FERNANDES. Subprojeto: Administração e fiscalidade no Espírito Santo colonial. Orientador: Luiz Cláudio Moisés Ribeiro
5) ANNY BARCELOS MAZIOLI.Subprojeto: A sexualidade medieval pós Reforma Gregoriana – a teologia e a práxis cotidiana no medievo. Orientador: Sergio Alberto Feldman
6) CARLOS MAGNO FARDIN BUSATTO. Subprojeto: Os Quaderni storici e a historiografia: entre 1966 e 1989.Orientador: Julio César Bentivoglio
7) CAROLINE CALVI. Subprojeto: George Orwell: literatura e história. Orientador: Geraldo Antonio Soares
8) CESAR HAUEISEN ZIMERER PERPETUO. Subprojeto: A Historiografia Americana e a American Historical Review nos séculos XIX e XX. Orientador: Julio César Bentivoglio
9) FERNANDA PAGUNGUE MORAES LEBARCK CALIARI. Subprojeto: A representação do corpo do escravo gladiador nas Vidas Paralelas, de Plutarco.Orientador: Gilvan Ventura da Silva
10) GABRIEL TEBALDI MEIRA. Subprojeto: Novos olhares sobre os migrantes nacionais e imigrantes internacionais: os inquéritos policias na RMGV. Orientador: Maria Cristina Dadalto.
11) HERYKA RIBEIRO DE OLIVEIRA. Subprojeto: O cinema e o processo de construção da identidade nacional mexicana: uma análise do discurso do filme Vámonos con Pancho Villa. Orientador: Antonio Carlos Amador Gil
12) HUGO RICARDO MERLO. Subprojeto: A English Historical Review e a historiografia inglesa do fim do XIX. Orientador: Julio César Bentivoglio
13) JESSICA OLIVEIRA FREITAS. Subprojeto: Álcool:o uso da bebida alcoólica e a sua relação com a violência contra a mulher em Vitória (ES), no ano de 2011 Orientador: Maria Beatriz Nader
14) JOÃO CARLOS FURLANI. Subprojeto: A atuação política de Olímpia em Constantinopla: um exemplo de liderança feminina na Antiguidade Tardia. Orientador: Gilvan Ventura da Silva
15) KARLA CONSTANCIO DE SOUZA. Subprojeto: Os judeus nas Cruzadas: judaísmo ashkenazi no Medievo Germânico. Orientador: Sergio Alberto Feldman
16) KARLA FERNANDA DA SILVA KIISTER. Subprojeto: A historiografia marxista britânica na revista Past and Present (1952-1989). Orientador: Julio César Bentivoglio.
17) KAROLINA FERNANDES ROCHA. Subprojeto: O ideal de Liberdade no discurso abolicionista feminino: Uma analise dos periódicos e da literatura brasileira oitocentista. Orientador: Adriana Pereira Campos
18) LARISSA OLIVEIRA HERINGER . Subprojeto: Pecado e enfermidade: a relação entre a doença e o imaginário cristão no Ocidente Medieval. Orientador: Sergio Alberto Feldman
19) LARISSA RODRIGUES SATHLER DIAS. Subprojeto: Disciplina corporal e ideal ascético na Antiguidade Tardia: a virgindade segundo Ambrósio de Milão em “Das Virgens”. Orientador: Gilvan Ventura da Silva
20) LEANDRA NASCIMENTO FONSECA. Subprojeto: Sob o olhar do DOPS/ES: revelando as memórias da repressão política nos arquivos do DOPS/ES. Orientador: Pedro Ernesto Fagundes
21) LUCAS NOGUEIRA GARCIA. Subprojeto: O conceito de modernidade no pensamento conservador. Orientador: Fabio Muruci dos Santos.
22) LUCIANE FREITAS DA SILVA . Subprojeto:Caminhos e passagens da vila de Vitória no período colonial (séc. XVI-XVIII). Orientador: Luiz Cláudio Moisés Ribeiro
23) LUIZ DE SOUZA PORTO COELHO. Subprojeto: Paideia e disciplina corporal na Antiguidade Tardia: as relações de poder na escola romana segundo Libânio de Antioquia. Orientador: Gilvan Ventura da Silva
24) MARCOS VINICIUS DA SILVA CORDEIRO. Subprojeto: A Expulsão dos Jesuítas: Reflexos para a Capitania do Espírito Santo no século XVIII. Orientador: Luiz Cláudio Moisés Ribeiro
25) MARIANA CALAZANS WANICK. Subprojeto: A ideia de democracia no pensamento conservador contemporâneo. Orientador: Fabio Muruci dos Santos
26) MIRELA MARIN MORGANTE. Subprojeto: Comportamento social e violência: a influência da migração rural nas agressões contra a mulher. DEAM-Vitória/ES- 2009. Orientador: Maria Beatriz Nader
27) POLLYANNA SOARES RANGEL. Subprojeto:Emancipação à francesa: a lei do Ventre Livre de 1871. Orientador: Adriana Pereira Campos
28) PRISCILLA YLRE PEREIRA DA SILVA. Subprojeto: Técnicas militares e uso do corpo: a representação do guerreiro gaulês segundo César. Orientador: Gilvan Ventura da Silva.
29) RAPHAEL LEITE REIS. Subprojeto: Agostinho contra o Pelagianismo:o Livre arbítrio e a Graça. Orientador: Sergio Alberto Feldman
30) REGILENE AMARAL DOS SANTOS. Subprojeto: Debates Judaico-Cristãos na Idade Média. Orientador: Sergio Alberto Feldman.
31) RUSLEY BREDER BIASUTTI. Subprojeto: A Hispanic American Historical Review e a produção da história latino-americana nos Estados Unidos entre 1918 e 1945. Orientador: Julio César Bentivoglio

Estágio de docência:

Outra atividade de enorme importância no que diz respeito ao intercâmbio entre a graduação e a Pós-Graduação é o Estágio de docência que tem sido feito por bolsistas e não bolsistas. A atuação dos alunos do PPGHis na Graduação tem proporcionado uma excelente oportunidade para interação entre os estudantes dos diversos níveis, auxiliando a reforçar, junto à Graduação, a percepção da Universidade como um centro de produção do conhecimento e não apenas de reprodução.

Em 2012/1,cumpriram estágio de docência superior os seguintes alunos: Juliane Albani de Souza; Leonardo Grão Velloso Damato Oliveira; Ludmila Portela; Michel Dal Col Costa; Raphael Americano Câmara; Jussara Rodrigues da Silva; Paula Rejane Fernandes.

Em 2012/2, cumpriram estágio de docência superior os alunos: Kátia Sausen da Motta; Rafaela Lago; Marcelo Durão Rodrigues da Cunha; Marcela Sarnaglia; Cassiane da Conceição Ramos Marchior; Sueni da Vitória Sobrinho; Layli Oliveira Rosado; Julia Freire Perini; Erilaine Ribeiro da Silva; Paula Rejane Fernandes; Francesco Suanno Neto.

Em 2013/1, cumpriram estágio de docência superior os alunos: Jorcy Foerst Jacob, Caroline Faria Gomes; Carolline da Silva Soares; Marcela Araújo Vitali

Em 2013/2, cumprem estágio de docência superior os alunos: Miqueline Ferreira de Freitas; Marcela Camporez; Giselly Rezende Vieira; Natan Henrique Taveira Baptista; Rodrigo Mello de Moraes Pimenta; Fernando Santa Clara Viana Junior; Ruth Cavalcanti Neiva; Silvia de Souza Dias; Thiago Vieira Brito; Luciana Silveira; Antonio Iramar Miranda Barros; Mirela Marin Morgante.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910