Apresentação

História

A História ocupa uma posição estratégica dentro das Ciências Humanas e na formação do conhecimento em geral, como um campo onde se investigam os fatos, as experiências sociais e culturais do passado e da atualidade. Os estudos históricos, atualmente, ampliaram seus limites de indagação e investigação incluindo temas variados, tais como os movimentos sociais, a cultura popular e de massas, as questões de gênero, política e trabalho, escravidão e racismo, urbanização, religião, literatura, arte, a vida cotidiana etc., avançando por novos caminhos em busca da aventura humana ao longo do tempo.

Para conhecer e ensinar História devem-se dominar as linhas gerais dos processos históricos e as diferentes vertentes teóricas e historiográficas que permitam análises acuradas, amplas e dotadas de um profundo senso crítico. O historiador deve estar capacitado para articular as informações com a teoria, tanto na atividade de professor como na de pesquisador.

Administração da graduação cabe ao Colegiado do Curso de História(Colhis) que é o responsável pela coordenação didática do curso e da oferta de suas disciplinas. O colegiado de curso coordena o processo de ensino-aprendizagem promovendo a integração docente-discente, interdisciplinar, interdepartamental, com vistas à formação profissional adequada.

O Profissional

O licenciado em história é habilitado para o ensino de História nos níveis fundamental, médio e superior. Atua em instituições de ensino, mas nada impede que ele busque as mesmas oportunidades do bacharel, que vão da pesquisa em órgãos históricos e de preservação da memória ao trabalho de assessorar programas culturais e de conservação do patrimônio histórico. Mais recentemente, o mercado do historiador expandiu-se na direção de projetos coletivos voltados para estudos de urbanização, ecologia, saúde e demografia. Não são raras, hoje, as empresas que buscam o auxílio de historiadores para melhor orientar sua perspectiva de atuação social ou recuperar sua memória institucional.

Habilitações

Licenciatura em História e Bacharelado em História

Duração do curso

Sugerida: 4 anos / Máxima: 7 anos

 

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910