Biblioteca

Sistema Integrado de Bibliotecas (Sib/Ufes)

O Sib/Ufes conta com sete unidades e dispõe de 263.704 exemplares sendo 115.693 títulos e 2.438 títulos de periódicos. O Sib/Ufes está informatizado e conta com mais de uma centena de computadores ligados à internet e faz parte das seguintes redes: PERGAMUM, BIREME, COMUT, BIBLIODATA, REBAP, REBAE, CCN, ISTEC. Dentre os serviços oferecidos pelo Sib/Ufes destacamos: Catálogo on line; Empréstimo domiciliar; Treinamento de usuários; Levantamento bibliográfico; Orientação e Normalização de Trabalhos Acadêmicos; Comutação bibliográfica; Reserva da bibliografia usada nos cursos; Catalogação na Publicação; Página WEB; Biblioteca Digital; Empréstimo entre bibliotecas; Orientação e treinamento no Portal de Periódicos; Publicação de Dissertações e Teses na Biblioteca Digital. O SIB/Ufes se mantém em constante processo de atualização para que sejam providas informações atualizadas e adequadas às necessidades das atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da Ufes.

INSTALAÇÕES BIBLIOTECÁRIAS MAIS UTILIZADAS PELO PROGRAMA

Biblioteca Central

A Biblioteca Central, órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria, é a unidade que coordena todos os procedimentos técnicos de todas as unidades do SIB/UFES necessários ao provimento das informações às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da UFES. Sediada em espaço físico de aproximadamente 5 mil m², a  Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo possui ampla estrutura física e acadêmica. Esta é a principal biblioteca usada pelos estudantes do PPGHis. A Biblioteca Central possui um acervo de 189.125 exemplares e 90.499 títulos de livros e 4.208 exemplares e 2.952 títulos de dissertações e teses. Possui também um acervo de 53 títulos de periódicos impressos relacionados à História, além de disponibilizar o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES; um setor especializado em intercâmbio com bibliotecas do Brasil e do exterior – COMUT; 650 lugares para usuários, com salas para estudo individual e em grupo; equipe de 12 bibliotecárias e diversos estagiários; laboratório de informática, acervo multimídia, sala de projeção, 2 mini auditórios, 1 auditório e setor de Coleções Especiais e Obras Raras (acervo com consultas no próprio local não havendo possibilidade de empréstimo).

Portal de Periódicos - Acesso remoto

O Portal de Periódicos da Capes se constitui num valiosíssimo instrumento para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa, particularmente nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Além do acesso nas instalações do Sib/Ufes, os professores e alunos também fazem o acesso ao Portal da CAPES a partir das várias unidades de ensino. Além desse acesso direto dentro das instalações da Ufes, os professores e alunos da Ufes podem acessar o Portal de Periódicos da CAPES de fora da Ufes de duas maneiras:

I- Através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), uma rede gerida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).  Com isso, ao escolher a opção para usar identificação da instituição através da federação CAFe-RNP, professores e alunos podem fazer a autenticação por meio do uso de suas identificações e senhas institucionais individuais;

II- Através do SAR - Serviço de Acesso Remoto ao Portal de Periódicos da CAPES, que foi criado em final de 2008 através da parceria entre a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e a Biblioteca Central, fazendo também, via configuração de servidor proxy nos navegadores de internet, a autenticação por meio do uso de suas identificações e senhas institucionais individuais.

Livros e Jornais eletrônicos (E-books e E-journals)

Usuários dentro dos campi da UFES podem acessar diversas bibliotecas digitais. Dentre elas, destacamos a Biblioteca Digital IEEE: IEEE/IET Electronic Library (IEL) (a partir de 1983), IEEE-Wiley eBooks Library (1974 a 2013), VDE VERLAG Conference Proceedings (a partir de 2005); a Biblioteca Digital Pressdisplay, base de dados de jornais Newspaper Direct que possibilita o acesso a 1700 jornais correntes de 92 países no formato original incluindo textos e imagens, atualizações diárias, 90 dias retroativos. Dentre os jornais podemos destacar Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Clarín, etc. e a Biblioteca Digital Wiley e a Biblioteca Digital Cambridge com acesso a diversos títulos das editoras Wiley-Blackwell e Cambridge.

Biblioteca Setorial do PPGHis

O PPGHis possui uma biblioteca setorial que está localizada no Núcleo de Pesquisa e Informação Histórica (NPIH) e é frequentada, regularmente, pelos alunos da graduação e da pós-graduação em História. O acervo se constitui de, aproximadamente, 500 títulos de História e áreas afins, adquiridos através de financiamento da Capes, além das dissertações impressas defendidas no Programa. Os periódicos impressos recebidos pelo PPGHis são encaminhados à Biblioteca Central da Ufes.  A estrutura física do NPIH é composta por uma sala refrigerada de 30 m2 equipada com três computadores, duas impressoras, um ramal telefônico próprio, um fax e conexão à internet por meio de cabo. O espaço contém mesa de reunião com 16 cadeiras, bancadas, estantes, armários, poltronas e balcão para a exposição das publicações da Área de História. O NPIH conta com dois estagiários que garantem o seu funcionamento diário das 8h às 18h.

Biblioteca Setorial de Educação

A Biblioteca Setorial do Centro de Educação foi criada em 1994, atende a todos os cursos de licenciatura da Ufes e aos cursos de pós-graduação. Atualmente a Biblioteca Setorial conta com o acervo de 4.100 títulos e 8.060 exemplares e 252 títulos de periódicos.

Biblioteca Setorial de Letras

A Biblioteca Setorial de Letras atende a todos os cursos de graduação e pós-graduação da área de Letras e de Ciências Humanas. Atualmente a biblioteca conta com um acervo de 6.000 exemplares nas áreas de Literatura Brasileira, Teoria Literária, Literaturas Estrangeiras, Literatura Comparada, Filosofia, Artes, Comunicação, História, Antropologia e Psicanálise.

Biblioteca Digital do PPGHis

O PPGHis criou a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações que disponibiliza na página eletrônica da Área de História, na íntegra, o conteúdo das Teses e Dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em História.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Ufes (BDTD/Ufes)
Em 2006 foi criada a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFES que disponibiliza, na íntegra, o conteúdo das Teses e Dissertações defendidas nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFES, e está integrada à BDTD Nacional, mantida pelo IBICT. Esta BDTD atende à Portaria N° 13, de 15 de fevereiro de 2006, da CAPES, que exige a entrega de Teses e Dissertações em meios impresso e eletrônico e sua disponibilização na internet.

  • 246 leituras
Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910