A Mídia na Construção da Representação Social da Pessoa Pública Feminina no Espírito Santo Rita Camata (1988 2000)

Nome: SIMONE PATROCINIO DE ALMEIDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 12/09/2013

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA BEATRIZ NADER Examinador Interno
MARIA DA PENHA SMARZARO SIQUEIRA Orientador
TATIANA GIANORDOLI Examinador Externo

Resumo: Considerando a importância dos meios de comunicação nos processos sócio cognitivos e as crescentes pesquisas sobre análises e reflexões dos veículos de comunicação, o presente trabalho investiga o papel da mídia no processo de construção da representação social da pessoa pública feminina. Busca-se identificar os fatores ressaltados pelos veículos de comunicação jornais capixabas A Gazeta e A Tribuna, entre 1988 a 2000 na elaboração das matérias jornalísticas sobre a ex-parlamentar Rita Camata. Entende-se que essas práticas discursivas, produzidas pelos meios de comunicação, são formas simbólicas que veiculam conceitos existentes na sociedade, reproduzindo crenças, valores e identidades sociais, colaborando com a transformação das relações sociais. Compreende-se a mídia como um campo no qual se pode buscar a construção das representações sociais. A partir dos conceitos de representação simbólica, discurso, dominação masculina e habittus jornalístico, é possível compreender a representação e o processo de construção da representação da mulher na política capixaba. Nota-se que a participação da mulher na política nacional vem crescendo, mas ainda em desvantagem aos homens. A partir do postulado por Bourdieu (1998) de que o homem é uma construção social, onde os atores sociais exercem forças uns sob os outros, dando sentido à realidade objetiva, calcou-se as bases desta pesquisa . T A metodologia de análise dos periódicos centra-sena Análise de Discurso (AD) Francesa, uma vez que tal método permite formular hipóteses sobre a especificidade dos discursos a que se vinculam esses mesmos textos.

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