Depois dos Jesuítas:A Economia Colonial do Espírito Santo (1750-1800)

Nome: BRUNO SANTOS CONDE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/06/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA PEREIRA CAMPOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA PEREIRA CAMPOS Orientador
ANTONIO CARLOS JUCÁ DE SAMPAIO Examinador Externo
GERALDO ANTONIO SOARES Suplente Interno
JULIO CÉSAR BENTIVOGLIO Examinador Interno
PATRÍCIA MARIA DA SILVA MERLO Examinador Interno

Resumo: A presente dissertação corresponde a um esforço no sentido de caracterizar a realidade econômica do Espírito Santo durante a segunda metade do século XVIII, em especial nos anos posteriores à expulsão dos jesuítas, ocorrida em 1759. Tal expulsão foi o principal desdobramento de todo um processo de mudança em curso na administração do império português, o qual também resultou na renovação do interesse lusitano por regiões da colônia até então relegadas a um segundo plano. Naquele contexto, a coroa implementou diversas ações para ampliar o poder sobre suas vastas possessões e, ao mesmo tempo, torná-las mais lucrativas. Desse modo, tenta-se elucidar neste trabalho o modo como o Espírito Santo lidou com duas dinâmicas interligadas: o regresso dos jesuítas, tão importantes do ponto de vista da catequese, da economia e até da ocupação territorial; bem como a renovação do interesse português pela capitania, algo que modificou o caráter da inserção local na estrutura econômica colonial. O ano de 1750 foi escolhido como baliza inicial por
marcar a chegada ao poder do marquês de Pombal, indivíduo que personificou a maioria das transformações do império no período. A finalização em 1800 está ligada à posse de Silva Pontes como governador da capitania espírito-santense. Sua chegada concretizou muitos elementos do processo em curso desde 1750, mas inaugurou também uma nova época local, cujas marcas moldaram um contexto
diferenciado em relação à segunda metade do Setecentos. As fontes do Arquivo Histórico Ultramarino, bem como inventários post-mortem, cartas avulsas e extensa bibliografia, serviram como base para compor as idéias aqui defendidas.

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