Meditações Sobre a Europa: Concepções de História, Política e Nação nos Escritos Finais de José Ortega y Gasset (1943-1955)

Nome: JOANIR CAMPANHA NETO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/10/2009

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO CARLOS AMADOR GIL Suplente Interno
FABIO MURUCI DOS SANTOS Orientador
JULIO CÉSAR BENTIVOGLIO Examinador Interno
MÁRCIA BARROS FERREIRA RODRIGUES Examinador Interno
RICARDO DE OLIVEIRA Examinador Externo

Resumo: O trabalho que apresentamos aqui é uma tentativa de compreender e
situar no campo das concepções políticas o pensamento de José Ortega y Gasset (1883-1955). Para tanto, contempla seu pensamento político e filosófico, bem como sua teoria da história. Interessam-nos mais de perto suas concepções de história, política e nação.
Refletindo acerca dos problemas de sua época, seu país e seu mundo,
Ortega y Gasset dedicou muito de seus escritos a refletir sobre arte, filosofia e política. Embora constantemente rotulado como portador de um discurso conservador, ele próprio se define com um liberal. Há uma tensão significativa em torno de seus escritos políticos. Não obstante o autor falasse em termos de um liberalismo renovado, encontramos em seus escritos encaminhamentos turvos e pouco precisos em torno de seu pensamento político aparentemente indeciso. Dedicamo-nos aos seus últimos escritos. Ali seu pensamento parece definir-se com mais precisão e fixidez na utilização de conceitos importantes no
campo da política e da filosofia. Observamos nestes escritos fortes inclinações românticas no que se refere à questão nacional, sua concepção de história e política. Optamos por dividir a dissertação em cinco partes a fim de compreender melhor e de maneira mais organizada um tema de grande complexidade, sobretudo pelo modo como o autor oscila na utilização de conceitos importantes.
Há uma introdução onde apresentamos nosso objeto de estudo,
situamos sua importância e a relevância deste trabalho. No capítulo I,
estabelecemos uma relação entre a questão dos intelectuais e a política, a ser considerada em grande relevância e significado para o estudo das concepções políticas no século XIX e XX. O capítulo II está diretamente relacionado ao primeiro. É quase uma extensão deste uma vez que, anunciada a problemática da relação entre os intelectuais e poder político, dedicamo-nos a observas as propostas e respostas de Ortega para a intelectualidade de seu tempo de modo bastante original.
Nosso terceiro capítulo e mais importante, é onde observamos de perto
a relação entre a questão da intelectualidade, da política e da nação. A questão nacional é eleita questão primeira, e privilegiamos o conceito de nação por considerarmos este conceito aquele onde aparece melhor concluso o pensamento político do filósofo espanhol. Por fim há nossa conclusão apontando para a solução epistemológica e ontológica da teoria contemporânea a partir de Ortega, a historicidade do mundo.

Palavras chave: Idéias políticas, intelectuais, história, nação

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910