Poder e comunicação: a emergência do amrketing na política capixaba da década de oitenta (1980)

Nome: MARIA HELENA DE ALMEIDA MACEDO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/12/2007
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MÁRCIA BARROS FERREIRA RODRIGUES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS VINÍCIUS COSTA DE MENDONÇA Examinador Interno
MÁRCIA BARROS FERREIRA RODRIGUES Orientador
RUTH DE CÁSSIA DOS REIS Examinador Interno

Resumo: Este trabalho analisa a estreita relação que se registra na contemporaneidade entre poder, política e comunicação, com ênfase aos caminhos percorridos no Espírito Santo pelo marketing político em geral e, em particular, por jornalistas, atores que dominam esse campo social desde a década de 80 do Século XX, quando se registra a emergência de outras práticas que não as tradicionais no cenário político capixaba. Discute que mecanismos e estratégias os profissionais de comunicação utilizaram para penetrar e intervir nos processos políticos, ao mesmo tempo em que constituíam poder em si no âmbito deste cenário. Para tanto, resgata as origens do marketing político no Espírito Santo, acompanha seu amadurecimento e consolidação. Vai, ainda, aos detentores de poder político em duas décadas, para identificar de que modo se relacionaram com os bastidores não revelados do poder e com as estratégias de comunicação dominantes na sociedade do espetáculo, onde reina o que parece ser.

Palavras chave: estratégias, comunicação, poder e espetáculo

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