BRASÍLIA: Construção Modernizante da Imagem do Poder

Nome: EUGÊNIO PACCELI AREIAS DO PRADO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/09/2007

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA DA PENHA SMARZARO SIQUEIRA Examinador Interno
RENATA HERMANNY DE ALMEIDA Examinador Interno
VALTER PIRES PEREIRA Orientador

Resumo: Tomando o período do governo Juscelino Kubitschek, de 1956 a 1961, são trabalhados os temas, Brasília e o nacional-desenvolvimentismo, como parte de um processo modernizante das conjunturas social, política, cultural e econômica do Brasil. Para tanto, foi realizado um
levantamento bibliográfico crítico sobre o nacionalismo, o modernismo, nacionaldesenvolvimentismo, a história das idéias sobre a mudança da capital federal no Brasil e sobre os projetos das capitais no mundo e no Brasil antecedentes ao projeto de Brasília.
Investigou-se a simbologia de poder expressa graficamente nos planos urbanos das capitais para se determinar similaridades e diferenças e as relações entre os contextos históricos, políticos e estéticos. As posições de duas mídias impressas semanais, as revistas O
Cruzeiro e Manchete, foram investigadas através da análise das reportagens e fotografias sobre aqueles temas, buscando determinar seu possível engajamento na divulgação do discurso oficial. A partir da hipótese de Brasília ter simbolizado todo o projeto nacionaldesenvolvimentista, investigou-se o papel das revistas no processo de formação de consenso social sobre a viabilidade de sua construção, visto que, em janeiro de 1958, apenas 21% dos brasileiros era favorável à mudança da Capital, passando para 74%, em
março de 1960. Demonstrou-se que Brasília é o resultado de uma imbricação de três componentes: o pensamento nacionalista, a ideologia nacional-desenvolvimentista e a estética modernista. A interpretação de Brasília como apenas uma cidade modernista é um reducionismo, já que seu plano urbano reúne tradição e modernidade. Foi disgnosticado um
claro engajamento da mídia impressa tanto na divulgação do projeto de Brasília e da ideologia nacional-desenvolvimentista, quanto no estabelecimento de uma simbologia própria daquele contexto ócioeconômico, político e cultural brasileiro.

Palavras-chave: . O Cruzeiro. Fotografia. Modernismo.

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