Territórios do Sagrado e figuras de alteridade em Cartago: Apuleio e a construção da imagem do filósofo (160-180 d.C)

Nome: EDJALMA NEPOMOCENO PINA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/07/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
BELCHIOR MONTEIRO LIMA NETO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA TERESA MARQUES GONÇALVES Examinador Externo
BELCHIOR MONTEIRO LIMA NETO Orientador
ÉRICA CRISTHYANE MORAIS DA SILVA Examinador Interno
GILVAN VENTURA DA SILVA Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa gira entorno da atuação política de Apuleio de Madaura na cidade de Cartago, entre os anos 160-180 d.C. Investigou-se as estratégias de Apuleio para a afirmação de sua identidade de filósofo, uma vez que, em Cartago, coabitavam diversos grupos que disputavam uma autoridade semelhante no campo sagrado/filosófico. O foco da análise está na forma como Apuleio representa a si e ao outro, pois partimos do pressuposto que a identidade se evidencia mediante a diferença. No âmbito da representação de si, demonstramos como o autor formula uma concepção particular do que seria um filósofo autêntico, belo, bem articulado, erudito e dotado de poderes sobrenaturais úteis a ordem pública. Por outro lado, no que se refere a representação do outro, recortamos duas alteridades que fariam uma contraposição ao autor: o falso filósofo e o mago/feiticeira. Os ditos falsos filósofos seriam concorrentes de Apuleio no campo filosófico, representados como indivíduos que não teriam o direito de usar a toga pois não possuiriam nenhuma das qualidades mencionadas anteriormente. Por sua vez, os magos/feiticeiras que, atuando clandestinamente e anonimamente, fariam frente a Apuleio no campo sagrado, pois a magia dos magos era utilizada como solução a conflitos cotidianos da cidade, como dilemas amorosos, financeiros e jurídicos, desafios que Apuleio propunha que fossem solucionados pelo filósofo autêntico e sua filosofia sagrada. Contra esses, Apuleio lança o estigma de gênero, representando-os como mulheres adulteras, lascivas, envenenadoras e promovedoras de desordem. Apuleio discursou cotidianamente no teatro de Cartago, espaço no qual ocupou como seu território, onde pode disseminar suas representações sobre o mundo e construir sua imagem de filósofo. O teatro em si foi um instrumento político, pois sua categoria de espaço sagrado o tornou o palco ideal para o autor difundir sua visão de filósofo divino, da mesma forma que a necrópole, o circo e o anfiteatro eram ambientes sacralizados que foram territorializados por magos. Como aporte teórico, mobilizamos os conceitos de representação, de Roger Chartier (1990); identidade, de Tomaz Tadeu da Silva (2004); estigma, de Norbert Elias e John Scotson (2000); território, de Claude Raffestin (1993); espaço do sagrado, de Mircea Eliade (1992); magia, de Marcel Mauss (1974); e gênero, de Joan Scott (1995); em associação com o método análise de conteúdo, discutida por Laurence Bardin.

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