O corpo e seus meios disciplinadores: uma análise das Questões 153 e 154 na Suma Teológica, de Tomás de Aquino (século XIII)

Nome: CÍCERA LEYLLYANY FERNANDES DE LIRA FREITAS MÜLLER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SERGIO ALBERTO FELDMAN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CAROLLINE DA SILVA SOARES Examinador Interno
MARIA BEATRIZ NADER Examinador Interno
SERGIO ALBERTO FELDMAN Orientador
TEREZINHA OLIVEIRA Examinador Externo

Resumo: O corpo sempre suscitou interesse nas mais diversas áreas do campo do saber. Há, porém, ainda muitas lacunas a serem preenchidas sobre essa temática, principalmente no tocante a fontes cristãs medievais como a Suma Teológica, de Tomás de Aquino. Por isso, este trabalho, a partir da metodologia de Análise de Conteúdo, analisa essa obra a fim de apresentar quais eram os meios disciplinadores utilizados no discurso de Tomás de Aquino para controlar o corpo de seus fiéis, principalmente no que tange ao pecado da luxúria. Para isso, primeiramente definimos qual era a concepção de corpo para o Aquinate, assim como também estabelecemos se para ele havia alguma diferença entre o corpo masculino e o feminino. Em seguida, debatemos se as transformações que estavam em curso durante os séculos XII e XIII influenciaram de alguma forma o discurso tomasiano, pois entendemos que todas as transformações ocorridas ao longo desse recorte temporal o teriam levado a perceber que seus fiéis não aceitavam mais tão prontamente os dogmas cristãos impostos a eles, sem antes compreenderem justificativas teológicas mais elaboradas. Acreditamos, assim, que a Suma Teológica foi escrita com o intuito de explicar, reafirmar e adaptar aos novos tempos questões teológicas complexas.

Palavras-chave: Corpo; Pecado; Luxúria; Disciplina Corporal; Tomás de Aquino.

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