Cotidiano, cultura e poder na Europa do Entre Guerras

Resumo: A história da Europa entre a primeira e a segunda guerra mundial é rica – e ao mesmo tempo trágica – no que se refere às transformações sociais, políticas e culturais que ali ocorreram. De um lado temos a ascensão do fascismo italiano, do nazismo e do comunismo soviético associada a grandes movimentos de massa nessas sociedades, de outro, temos as mudanças na vida cotidiana provocadas pela repressão que o terror político representava e por ideologias que sufocavam as individualidades. Este período também é caracterizado pela crise econômica que gerou desemprego e, em algumas áreas, processos de hiperinflação.

A Primeira Guerra, que às vezes é vista como sendo apenas o resultado da competição imperialista entre as nações da Europa, deve ser recuperada em sua multiplicidade de causas e efeitos. Da mesma forma, a Segunda Guerra não é apenas uma herança das questões não resolvidas da guerra anterior. Também não é uma mera decorrência da crise econômica.

Nossa pesquisa procurará entender melhor o que ocorria nas sociedades diretamente envolvidas com as duas guerras mundiais na Europa e também em países como o Japão e os Estados Unidos. Examinaremos fontes que vão de relatos de sobreviventes a obras literárias de época para perceber a vida cotidiana, a cultura e os traumas por que passaram aqueles que vivenciaram aquela época. Não estaremos preocupados com um tratamento serial das fontes como as análises que se voltam para a discussão sobre estatísticas de mortos pelas guerras, pela repressão política ou pelos campos de concentração. Procederemos a uma análise das fontes com a preocupação de obter dos testemunhos diretos e indiretos percepções tanto objetivas como subjetivas que nos conduzam às sensibilidades ou às maneiras de sentir e pensar, nos termos de Marc Bloch, das pessoas que sofreram, mas que também tiveram bons momentos em sua vida naquela primeira metade do século XX.

Data de início: 01/05/2011
Prazo (meses): 43

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910