A vigilância e a repressão política durante o governo Ernesto Geisel (1974-1979): As universidades brasileiras sob a mira da ditadura

Nome: DINORÁH LOPES RUBIM ALMEIDA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 30/08/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
PEDRO ERNESTO FAGUNDES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALDIERIS BRAZ AMORIM CAPRINI Examinador Externo
JOSÉ CÂNDIDO RIFAN SUETH Examinador Externo
JUÇARA LUZIA LEITE Examinador Interno
PEDRO ERNESTO FAGUNDES Orientador
UEBER JOSÉ DE OLIVEIRA Examinador Interno

Resumo: A presente tese tem como objetivo discutir o contexto político do governo do General Ernesto Beckmann Geisel (1974-1979), enfatizando a vigilância e a repressão política nas universidades brasileiras. Problematizamos o paradoxo entre a propalada política de distensão e o adensamento da atuação da Comunidade de Informação no interior das universidades. Para tal, analisamos documentos do Serviço Nacional de Informação (SNI), destacando a atuação da Assessoria de Segurança e Informação (ASI) nas instituições de ensino superior. Investigamos ainda, o relatório final da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Espírito Santo (CVUFES), estabelecendo conexões com os relatórios da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a fim de perceber elementos comuns na repressão às universidades nas diferentes regiões brasileiras. A hipótese que orienta esse estudo buscou comprovar que a intenção inicial do presidente Geisel consistiu em institucionalizar o regime militar, e, portanto, não foi moderado no consoante à política de repressão. No entanto, alguns fatos o levaram a ser o presidente que iniciou a distensão. Por fim, esta pesquisa encontra-se inserida nos estudos de História do Tempo Presente e na linha teórica da Nova História Política, com ênfase para a aplicação do conceito de Cultura Política, além do uso de fontes documentais de caráter qualitativo, sob o parâmetro das propostas metodológicas da pesquisa documental em acervos pertinentes e análises bibliográficas.

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