Poder e Moda: “Vestindo-se bem, que mal tem?”: A Mesbla Magazine e o consumo feminino capixaba, na cidade de Vitória [ES], 1952 a 1972

Nome: LOUISE MAESTRI FERREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/04/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA BEATRIZ NADER Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LÍVIA DE AZEVEDO SILVEIRA RANGEL Examinador Interno
MARA RÚBIA SANT'ANNA Examinador Externo
MARIA BEATRIZ NADER Orientador

Resumo: Esta dissertação versa sobre o poder de consumo de moda da classe média alta capixaba e o desenvolvimento histórico da Mesbla Magazine, a primeira grande loja de departamentos, objeto deste estudo, que estabeleceu seu poder econômico e social na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, localizada na Avenida Princesa Isabel, promovendo novos hábitos de comportamento à sociedade vitoriense, em 1952 a 1972. O objetivo deste trabalho foi o de analisar as alterações do sentido de consumo de moda das mulheres pertencentes à classe média alta vitoriense. O recorte temporal da pesquisa tem início, portanto, em 1952, data de abertura da loja, e tem como marco importante a década de 1960, em que o processo de industrialização e modernização do espaço urbano de Vitória ganha contornos mais nítidos, em decorrência das transformações ocorridas nas esferas do comércio, da sociabilidade e do consumo de moda na cidade. Como metodologia, utilizou-se o estudo monográfico de natureza exploratória, estudo de caso, pautado pela análise de discurso a partir de entrevistas realizadas com pessoas que frequentavam o comércio do bairro Centro de Vitória antes da chegada da Mesbla e após a chegada da loja, tais como costureiras, consumidoras, proprietárias e proprietários de lojas. Para isso, buscou-se demonstrar a importância entre a tríade: consumo de moda, loja de departamentos e comportamento feminino, na construção do espaço urbano e no estilo de vida das mulheres capixabas, analisando o desenvolvimento social do centro da cidade. A pesquisa documental comprovou que, por discursos normativos, o centro de Vitória estabeleceu-se como um espaço de sociabilidade e status quo. Além disso, quando da chegada da loja Mesbla, por ser um espaço público dessa sociabilidade, o sentido de consumo, em termos culturais, foram ressignificados pelas mulheres, em relação ao uso da moda feminina e pelo uso de bens para construir o arquétipo de consumidoras capixabas.

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