Defesa de tese de doutorado Paula Rejane Fernandes

Título: A escrita de si do intelectual Jerônimo Vingt-un Rosado Maia: arquivos pessoais e relações de poder na cidade de Mossoró (RN) – 1920-2005
Juçara Luzia Leite (Orientador)
Maria Beatriz Nader (Examinador Interno - PPGHIS - UFES)
Sebastião Pimentel Franco (Examinador Interno - PPGHIS - UFES)
Olivia Morais de Medeiros Neta (Examinador Externo)
Luciana Souza Borges (Examinador Externo)
Data de defesa: 29/08/2014
Local: Sala de Seminários do IC-3

Este estudo tem como objetivo investigar como Jerônimo Vingt-un Rosado Maia (1920-2005) se construiu como intelectual a serviço da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Intelectual que liderou o que ele nomeou como sendo a “Batalha da Cultura” representada pela construção do Museu Público Municipal, da Biblioteca Pública Municipal, da criação da editora Coleção Mossoroense, e da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM). Para tanto, dialogamos com a História Cultural, mais precisamente, com o esquema conceitual de Roger Chartier (1990, 2002, 2007), sendo esse, apropriação, representação e circulação, pois, nos permite entender como as pessoas pensam e sentem em determinada época. Para entendermos o papel do intelectual na sociedade dialogamos com Jean-François Sirinelli (1996). Por sua vez, a noção de campo será pensada por meio do diálogo com Pierre Bourdieu (2002). Como fonte de pesquisa, utilizamos o arquivo pessoal de Vingt-un Rosado, livros da Coleção Mossoroense e jornais O Mossoroense, Gazeta do Oeste, De Fato.

Tags: