Defesa de tese de doutorado de Dinoráh Lopes Rubim Almeida

Título: A vigilância e a repressão política durante o governo Ernesto Geisel (1974-1979): as universidades brasileiras sob a mira da ditadura
Data de defesa: 30/08/2019
Local: sala 204 do prédio Bárbara Weinberg, CCHN, Campus Goiabeiras, UFES

Banca Examinadora:  Pedro Ernesto Fagundes (Orientador)
Aldieris Braz Amorim Caprini (Examinador Externo - IFES)
José Cândido Rifan Sueth (Examinador Externo - IFES)
Ueber José de Oliveira (Examinador Interno)
Juçara Luzia Leite (Examinador Interno)

Resumo: A presente tese tem como objetivo discutir o contexto político do governo do General Ernesto Beckmann Geisel (1974-1979), enfatizando a vigilância e a repressão política nas universidades brasileiras. Buscamos problematizar o paradoxo entre a propalada política da distensão com o adensamento da atuação da Comunidade de Informação no interior das Universidades. Para isso, serão analisados documentos do Serviço Nacional de Informação (SNI), destacando a atuação da Assessoria Especial de Segurança e Informação (AESI). Também será realizada a análise do relatório final da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Espírito Santo (CVUFES), estabelecendo conexões com os relatórios da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A hipótese que norteia esse estudo é comprovar que a intenção inicial do presidente Geisel era institucionalizar o regime militar, e, portanto, não foi moderado no consoante à política de repressão. No entanto, alguns fatos o levaram a tornar-se o presidente que iniciou a abertura política. Com isso, expomos o paradoxo da abertura, bem como o acirramento da vigilância política no interior das universidades. Esta pesquisa utiliza a linha teórica da Nova História Política, com ênfase para a aplicação do conceito de Cultura Política, fontes documentais de caráter qualitativo, sob o parâmetro das propostas metodológicas da pesquisa documental em acervos pertinentes e análises bibliográficas.