Defesa de dissertação de mestrado Joel Soprani

Título: Laboriosos e Morigerados Ou Indolentes e Vadios: As Múltiplas Imagens do Imigrante e do Trabalhador Livre Nacional nos Relatórios Governamentais Entre 1847 e 1882 no Espírito Santo
Maria Cristina Dadalto (Orientador - PPGHIS - UFES)
Sebastião Pimentel Franco (Examinador Interno - PPGHIS - UFES)
Luiza Horn Iotti (Examinador Externo - UCS)
Data de defesa: 10/04/2015
Local: Sala 104 - Edifício Bárbara Weinberg

De 1847 a 1882, a Provincia do Espirito Santo passou pelo processo de formacao de colonias de imigrantes (estatais ou particulares), principalmente de europeus, dentro de um amplo programa do governo imperial para importacao de mao de obra para colonizacao territorial do Pais e substituicao de trabalho escravo. Dentro desse contexto e que se formaram as colonias de Santa Isabel, Rio Novo e Santa Leopoldina, as tres que tiveram maior desenvolvimento regional. Toda essa trajetoria e relatada em documentos oficiais: relatorios de ministros do Imperio e de presidentes e vice-presidentes da Provincia que, ao longo dos anos, apresentaram informacoes burocraticas, mas tambem manifestaram opinioes, muitas e muitas vezes pejorativas, em relacao aos imigrantes; opinioes essas que variaram conforme o governante e o periodo. E em torno dessas opinioes que se centra essa dissertacao, formulada dentro da linha de pesquisa Estado e Politicas Publicas do Programa de Pos Graduacao de Historia da Universidade Federal do Espirito Santo (PPGHIS-Ufes).

Tags: