Defesa de dissertação de mestrado Inês Simon Ferreira

Título: Estudo de avaliações de políticas de segurança pública integradas e transetoriais na região de São Pedro, Vitória, ES (2005 a 2012): verificação de indicadores qualitativos de efetividade social.
Márcia Barros Ferreira Rodrigues (Orientador)
Maria Cristina Dadalto (Examinador Interno - PPGHIS - UFES)
Maria da Penha Smarzaro Siqueira (Examinador Interno - PPGHIS - UFES)
Humberto Ribeiro Júnior (Examinador Externo - UVV)
Data de defesa: 02/10/2015
Local: Sala de Seminários - IC3 - Andar Superior

Resumo:
Analisaremos historicamente as avaliações de políticas públicas integradas de segurança verificando se seus gestores foram capazes de traduzir, em indicadores de efetividade social, os resultados do processo permanente de busca por superação das violências e criminalidade juvenil, designado pelos projetos das ações de prevenção implementadas no território da região Grande São Pedro, em Vitória, no Espírito Santo, Brasil, entre os anos de 2005 a 2012. Para tanto serão pesquisados documentos oficiais e não oficiais produzidos por gestores e pesquisadores envolvidos com os quatro programas de prevenção à criminalidade juvenil lá desenvolvidos, que são o Vitória da Paz, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Programa Conjunto da ONU Segurança com Cidadania, e o Programa Estado Presente, que estão situados dentro do conceito contemporâneo de gestão pública democrática, descentralizada, humanista e participativa das cidades. É em torno dessas questões que se centra essa dissertação, formulada dentro da linha de pesquisa Estado e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação de História da Universidade Federal do Espírito Santo do PPGHIS e está vinculado ao projeto de Pesquisa da FAPES, em parceria com a UFES e UFRJ, coordenado pela professora Drª Márcia Barros Ferreira Rodrigues “Estudo da dinâmica dos padrões de homicídio no Espírito Santo em áreas de atuação do Programa Estado Presente: Vitória e Vila Velha”.