Defesa de dissertação de mestrado Cláudia da Silva Ferreira

Título: Estrada de Ferro Caravelas: trilhos pioneiros na trajetória socioeconômica do sul do Espírito Santo
Sebastião Pimentel Franco (Orientador - PPGHIS - UFES)
Julio César Bentivoglio (Examinador Interno - PPGHIS - UFES)
Maria Cristina Dadalto (Examinador Interno - PPGHIS - UFES)
Aldieris Braz Amorim Caprini (Examinador Externo - IFES)
Data de defesa: 06/08/2015
Local: Sala de Seminários do IC3

Resumo:
O objetivo desta dissertação de História Social das Relações Políticas é discutir a relevância da Estrada de Ferro Caravelas para o desenvolvimento socioeconômico do Sul do Espírito Santo. Apresentamos uma breve abordagem histórica dos caminhos do ferro na Europa e no Brasil do século XIX. Em seguida,buscaremos compreender a conjuntura da economia nacional e a relação da economia cafeeira com a implantação das ferrovias no cenário nacional e capixaba. Apresentaremos também as dificuldades da implantação das ferrovias no cenário estadual e analisaremos os motivos do primeiro trecho ferroviário ter sido construído na região sul do Espírito Santo. Finalmente, evidenciaremos a importância da Estrada no cenário de desenvolvimento econômico da região, sob uma abordagem que englobe os aspectos econômicos e sociais; o impacto da implantação da Estrada de Ferro Caravelas e sua anexação à Leopoldina Railway Company ampliando o trecho ferroviário que ligava Cachoeiro de Itapemirim a Alegre e, posteriormente, a Espera Feliz. Utilizamos como principais fontes documentos oficiais e periódicos da época, com a perspectiva metodológica que buscou analisar os discursos presentes nessas fontes.